Your browser doesn't support HTML5 audio
Your browser doesn't support HTML5 audio
Radios PT Algarve - Radio Fe
Share on Social Media

Facebook Twitter

About the station

Rádios PT Algarve passando Rádio Fé.

Palestras de Fé , Amor e Adoração a Deus e Missas .

Rádio Fé , uma Rádio do grupo Rádios PT Algarve.

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

Santo Agostinho Ter fé é acreditar que Deus é poderoso para realizar o desejo de nossos corações, desde que, esses desejos estejam de acordo com sua vontade. Temos a fraqueza de não acreditarmos nos milagres ou nas ações de Deus em nossas vidas. Muitas vezes queremos ansiosamente a realização de um desejo ou mesmo a solução para um problema que nos perturba e pedimos com fé para que Deus possa nos ajudar. Acontece que, não raramente, somos surpreendidos com a nossa incredulidade sobre esses milagres. Como bem discorre o filósofo fundador da Patrística e consolidador das doutrinas cristãs do século V da era cristã, ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser. Tomar essa atitude demonstra nossa total confiança na sabedoria de Deus sobre as nossas vidas. Demonstra nossa total dependência em sua misericórida. O que nos impede de receber as bençãos de Deus é que nem sempre estamos dispostos a cumprir a vontade de Deus. Podemos inferir isso da vida de diversos personagens bíblicos, por exemplo, além de outros personagens históricos que passaram por essa terra. Um dos casos mais emblemáticos que podemos ver é Jonas. Deus o chamou para ser profeta e deu a ele a responsabilidade de ir pregar aos ninivitas. Ele não confiou nos planos de Deus e tomou uma outra direção. Logicamente que teve sérias consequências por ter tomado essa atitude e saído da direção de Deus. Ter fé é acreditar no que Deus estabelece para nós. Entrega teu caminho ao SENHOR, confia nEle e Ele tudo fará. A mensagem nesse dia é para aqueles que estão passando por momentos de dúvidas e incertezas na vida. Saiba que Deus tem o melhor para você, mas Ele precisa que você confie nEle. Deus quer que entreguemos em suas mãos as nossas ansiedades e deixemos que Ele nos guie até as fontes de água viva. Assine a folha da sua vida e entregue-a nas mãos de Deus. Tenha fé que Ele fará o melhor para você. Isso acontece porque Ele conhece os nossos caminhos e nossa vida e sabe qual é a melhor solução. Mesmo que não entenda no começo, mas logo você verá o agir de Deus na sua vida. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1.

A fé é o nosso fermento

Outro dia li um pequeno texto da escritora Marcely Pieroni Gastaldi que me fez refletir bastante sobre a . Algo que está em falta nesse nosso mundo. Leia com bastante atenção…

“Se a vida da gente fosse uma receita de bolo, acredito que o ingrediente chave para o sucesso seria a fé. Substitua a função do fermento por ela e você entenderá. Você pode acrescentar amor, carinho, tolerância, respeito e paciência, se faltar fé tudo pode desandar. Se você não acreditar que tem feito o seu melhor, de nada adianta todo o resto. Se você não acreditar que tudo dará certo é melhor nem começar. Costumamos criar empecilhos antes mesmo deles se concretizarem e quando nos damos conta páginas deixaram de ser escritas e sonhos desbotaram pelo meio do caminho. É a fé quem dá liga, quem sustenta e nos mantém de pé. Se falta fermento, o bolo não cresce. Se faltar fé a gente enfraquece. Às vezes Deus muda a nossa receita e só lá na frente entendemos o porquê. Pode ser que o bolo fique amargo, sem cor e sem gosto, mas com a medida exata de fé ganhamos sabedoria para prosseguir.”

 Marcely Pieroni Gastaldi

***********

Concordo plenamente com essas palavras. A fé sem dúvida alguma é o nosso fermento. Quanto mais fé nós temos, mais crescemos internamente. É como a associação com a árvore que sempre gosto de colocar em meus textos. A fé é como uma árvore frondosa que vai crescendo por dentro. Por fora, ninguém consegue enxergá-la, mas as pessoas conseguem senti-la, entende?

Uma pessoa que tem uma fé inabalável e forte atrai naturalmente as pessoas para perto. Elas olham e pensam: “Gosto dessa pessoa! Ela tem uma energia tão legal! Tão bacana!…”.

Essa frase lhe soa familiar? Já a ouvi muitas vezes e eu mesmo a pronuncio muitas vezes quanto conheço gente nova que vibra na frequência do amor e da paz.

Nessa hora preciso voltar a falar da LEI DA ATRAÇÃO. Com relação à fé é a mesma coisa. Ela nos ajuda a atrair melhores situações e pessoas na nossa vida. É a fé que nos dá aquela força interior de romper com o passado e saltar com otimismo para um presente e um futuro com muito mais significado.

Eu sou prova viva de tudo que estou colocando aqui. Tive alguns anos em minha vida que não era plenamente feliz, por causa das escolhas equivocadas que tinha feito, mas sempre mantive e deixei crescer a fé de que mudaria para melhor e me tornaria um ser humano exemplar.

Aos poucos isso foi se tornando realidade e hoje vivo todos os dias com uma alegria imensa e com a certeza de estar cumprindo a minha missão de vida como professor e escritor.

O fermento da fé cada vez mais está atuando no meu interior e estou podendo levar essa alegria para muitas outras pessoas.

É engraçado que esse fermento nunca tem fim, ele só tende a crescer cada vez mais. Lembra as belíssimas palavras do mestre dos mestres Jesus Cristo? “Aquele que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda poderá ordenar aquela árvore que saia e se plante no mar ou poderá mover montanhas”, ou em outra passagem na qual ele diz: “aquele que acredita na minha palavra fará as coisas que eu faço e as fará ainda maiores”.

Quer exemplo maior do que esse? Podemos fazer obras grandiosas como as de Jesus através desse amor e dessa .

Mas é preciso lembrar que essa busca é diária, como o próprio mestre nos fala: “Orai e vigiai…”. Sem o fermento o bolo não cresce! Esse fermento deve estar presente todos os dias sem trégua. Sabe o que podemos fazer para sempre manter esse fermento presente? A prática do silêncio, da quietude, das orações, da meditação etc.

Não é à toa que Jesus e todos os grandes mestres da humanidade constantemente se recolhiam em silêncio meditativo para se renovarem interiormente.

Para facilitar seu entendimento, vou voltar à metáfora da árvore. O recolhimento é para nosso equilíbrio e saúde emocional o que a água é para as árvores. Esta água rega e faz com que os sais minerais contidos no solo sejam absorvidos pelas suas raízes, levando esta árvore a crescer e gerar frutos.

Assim somos nós também. Para mantermos sempre a fé viva e verdadeira é preciso a oração, a meditação, o silêncio, a paz de espírito. E isso se conquista no dia a dia, aos pouquinhos, sem pressa e na alegria de viver o momento presente.

Que essa breve reflexão tenha feito você pensar um pouco sobre como anda a sua fé e busque alimentar seu interior desta presença de Deus que traz o fermento da fé e nos preenche de amor…

Paz e luz…

O que é fé

Ter  é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Este termo vem do grego pi.stis, traduzido por confiança, firme convencimento. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer.

A fé pode ser cega, nascida da confiança irracional em algo ou alguém, e dentro de uma religião como, por exemplo, o catolicismo, ser baseada em dogmas – diretrizes estabelecidas pela Igreja, nas quais os fiéis crêem sem que o clero necessite dar maiores explicações. Ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto à Ciência e à Filosofia, portanto, segundo esta doutrina, razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento, uma vez que a fé não surge por um milagre no interior do homem, mas é edificada, porém também aqui não se foge da necessidade da confiança e de algumas certezas instintivas.

As experiências de cada um, intransferíveis e totalmente pessoais, dão origem a esta energia ou sentimento, ou como se queira definir a fé. Ela pode ser dividida com as pessoas à nossa volta na forma de narrativas históricas ou obras de arte, e até mesmo sob o aspecto de depoimentos espirituais, de vivência interior. Todos nós, segundo pesquisadores, temos no nosso íntimo, em estado latente, o poder da fé, ou seja, de tornar real tudo que desejamos alcançar, através do exercício contínuo da vontade determinada, contumaz, focada nos objetivos que almejamos concretizar. Atualmente, a literatura de auto-ajuda aposta justamente nesse potencial humano, na capacidade de alcançarmos tudo aquilo que aspiramos, por meio da exploração de condições ainda pouco conhecidas de nossa mente, entre elas a fé, mas que estão certamente presentes em cada indivíduo.

É essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas freqüentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos. O que mantém essa prática viva ao longo de milênios é que a humanidade tem encontrado muitas vezes o que busca nessas jornadas espirituais, e pode assim testemunhar o poder da fé. E o que importa aqui não é como se conseguiu obter resultados com esta energia, pois o adepto de cada religião encontrará explicações diferentes para a mesma experiência. O que realmente conta são os frutos que nascem da fé, concretos demais para que se negligencie esta força. O curioso é que mesmo o ateu, quando impulsionado pela crença em uma determinada ideologia, obtém os mesmos efeitos.

No aspecto religioso, a fé pode significar ser leal a um determinado culto, o que implica aceitar as regras e pontos de vista dessa religião, ou seus dogmas, dependendo da corrente espiritual. Fé também pode denotar um compromisso de fidelidade, por exemplo, a Deus. Entre os judeus, ser fiel ao Talmud também expressa um laço cultural e, mais que isso, é igualmente uma questão de identidade. Aliás, em outras comunidades religiosas a religião é, da mesma forma, uma questão de identidade cultural. Segundo as Sagradas Escrituras, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, portanto, conforme o pensamento de alguns estudiosos sobre o poder da fé, com este instrumento divino o Homem também pode criar, através da disciplina e do direcionamento correto da vontade para um propósito determinado. Jesus, em seus ensinamentos, teóricos e práticos, demonstrou integralmente a importância da fé, e o seu potencial inquestionável.

Radios PT Algarve - Radio Fe
Radios PT Algarve - Radio Fe

Similar Stations