Você é cristão? Você é seguidor de Jesus?

Você é cristão? Você é seguidor de Jesus?

Bruno Abreu
00:06:23
Link

About this episode

*Saudação*
Graça e paz sejam com que são discípulos de Jesus.

*Verso-chave: Mateus 16.24 (NAA)*
“Então Jesus disse aos seus discípulos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

Ser cristão é ser discípulo de Jesus. Muitos dizem que são cristãos, mas não tem o menor apreço pelos ensinamentos de Jesus, nem zelo pelas suas doutrinas, mandamentos e ordenanças.
Ele disse: “Se” —e aqui há uma condição; se e somente se— alguém quer vir após mim —ou seja, seguí-Lo, ser seu discípulo—, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Se alguém não nega a si mesmo, não toma a sua cruz, nem segue o que Jesus ensinou, este não é seu discípulo, e, portanto, não é cristão, ainda que tenha ouvido falar dEle ou fale o seu nome como quem O conhece. A verdade é que não O conhece.
Quem conhece Jesus, e é seu discípulo, largou ou tem disponibilidade para largar tudo (família, amigos, emprego e bens), por amor a Ele. Tem disponibilidade para renunciar tudo quanto possui de bom, honroso e prazeroso nessa vida, por temor e devoção a Ele.
Como está escrito: “Se alguém vier a mim, e não deixar a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.26)
Note que Ele disse: “se alguém vier a mim…”
Trata-se de uma decisão pessoal. Decidir ir até Jesus. Aceitá-Lo como Senhor e Salvador. Reconhecê-Lo como o seu mestre, como o seu tutor, que te ensina a ser como Ele, a ser um filho de Deus.
Mas, para isso, antes de recebermos das mãos de Jesus, precisamos nos render a Ele, nos sujeitarmos a Ele.
“[…] qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.33)
Jesus está te mandando renunciar a tudo o que você tem agora? Nesse momento?
A resposta pode ser não. O que Ele está dizendo para nós é que se for preciso, se Ele determinar, temos que renunciar a tudo por Ele, inclusive a nossa própria vida.
Mas você pode pensar: “que pensamento mais extremista”. Ou ainda: “Jesus não vai me pedir nada difícil não”. Ou pior: “Não vou renunciar a nada; não posso renunciar a nada e não quero; Jesus perdoa os meus pecados e morreu por mim, se eu tiver um coração bom e não prejudicar ninguém, ele me salva”.
Mas será mesmo?