Que a tristeza pelo pecado se transforme em arrependimento, que o leva à salivação.

Que a tristeza pelo pecado se transforme em arrependimento, que o leva à salivação.

Bruno Abreu
00:04:23
Link

About this episode

*Saudação*
Graça e paz sejam com os que se entristecem diante do conhecimento de seus pecados, porque esse tipo de tristeza os leva ao arrependimento e, consequentemente, à salvação.

*Verso-chave: 2Coríntios 7.10 (ARA)*
“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.”

O cristão possui inúmeros pontos que o diferem do descrente, daquele homem que não é discípulo de Jesus.
Um deles é a relação com o pecado.
Enquanto o descrente não liga se peca ou não, ou age como se suas atitudes corruptas não fossem pecado, o cristão (aquele que realmente entregou a vida a Cristo) se entristece toda vez que tem conhecimento de seus pecados.
Cada pecado é uma tristeza.
Tristeza não somente pelo pecado em si, mas por sentir que desapontou a Deus, que o desagradou, que o negou.
Essa tristeza pode nos levar a dois estados: o de remorso ou de arrependimento.
Na própria Bíblia temos dois exemplos clássicos, antagônicos.
Judas, após se dar conta da barbaridade que cometera, teve imenso remorso. Tão grande que a vida perdeu totalmente o sentido. As moedas pelas quais havia negociado a traição a Cristo, já não tinham o mesmo valor. A tristeza pelo seu pecado tornou-se demasiadamente pesada.
Esse é o sentimento de culpa, não de arrependimento em si. Foi o que Judas sentiu.
Enquanto Pedro, chorou amargamente, após ter negado Jesus, pecado contra Ele. Só que, pelo que podemos investigar na sequência dos fatos e da história, Pedro se tornou um dos mais notáveis e honrosos pastores da igreja. Pregou o evangelho de forma exímia. Cuidou das ovelhas de Cristo, como este ordenara.
Porque a tristeza de Pedro o levou a analisar a sua conduta, perceber seu pecado, seu caminho pecaminoso, e o levou a mudar de rumo, de direção; o levou ao arrependimento.
Arrependimento não é chorar e chorar pelo seu pecado com aquele sentimento infernal de culpa. Não. Arrependimento é mudança de atitude. Se eu pequei, entristeci a Deus e me entristeci, vou lutar com todas as minhas forças contra esse pecado, e na hora que se esgotarem as minhas forças, devo clamar a Deus para que a sua graça me cubra e me leve à santidade, para além do que eu posso ir com as minhas próprias pernas.
Esse arrependimento, por sua vez, que teve origem na tristeza pela prática do pecado, tem como fim a salvação. Sem arrependimento ninguém será salvo. Se arrepender é sinal que você entendeu quem Deus é. E se você entendeu quem Ele é, passou a se conhecer mais e ver que tudo o que você faz, ainda que seja com boa intenção, mas que não é para a Sua glória (obviamente, de Deus), é pecado. E se é pecado, há uma tristeza na sua alma, porque você sabe que pecou contra o Deus que te salvou. Então se arrepende, luta contra seus pecados, se santifica, para, um dia, vivenciar a consumação da sua salvação.
Portanto, que a sua tristeza, pelo pecado, seja a semente para o arrependimento que tem como fruto a salvação, porque se ela for uma tristeza segundo o mundo, é somente um remorço, uma culpa, e ela não gera nada além do que morte.
Por isso, pecou? Se entristeça por ter profanado o santuário do Espírito, se arrependa e anseie pela salvação da sua alma, pela glória que em ti será revelada naquele Dia, pois Deus foi misericordioso e gracioso contigo, e te deixou a promessa da vida eterna, se tão somente for santo como Ele é santo. Amém?