Não há mais condenação para quem está em Cristo, mas isso não deve ser desculpa para pecar.

Não há mais condenação para quem está em Cristo, mas isso não deve ser desculpa para pecar.

Bruno Abreu
00:03:10
Link

About this episode

*Saudação*
Graça e paz sejam com os que estão em Cristo Jesus, que foram redimidos pelo Seu sangue, santificados, purificados, justificados e perdoados por Ele.

*Aos que entregaram a vida a Cristo, não há mais condenação para vocês. Se de fato estiverdes nEle.*

Todos sabem, ou deveriam saber, que somos merecedores de condenação, tanto pelo pecado primordial que recebemos como herança de Adão, quanto pelos nossos próprios pecados, que são oriundos de uma cosmovisão mundana, paltada pela glorificação e satisfação do eu.
Sem estarmos em Cristo, somos merecedores da mais severa justiça e castigo de Deus pelos nossos atos. Sem estarmos em Cristo merecemos todo o sofrimento e dor que o juízo de Deus possa conferir, porque é isso que merecemos, porque somos ruins, maus, depravados, corruptos e miseráveis.
No entanto, aquEle homem (e quando falo homem, é sempre me referindo à raça humana) que foi agraciado com o Espírito Santo, que o convence de seus pecados e o leva ao arrependimento, e com o sangue de Jesus que o lava, purifica e santifica, está isento de qualquer condenação.
E a misericórdia é exatamente isso: não receber a condenação que merecemos. Bem como a graça é receber aquilo que não merecemos.
Uma vez que o que merecemos é a condenação, não a recebemos por estarmos em Cristo Jesus, pela Sua misericórdia, e a salvação que não merecemos, essa nos foi outorgada pela graça de poder crer no Filho do Deus vivo.
Entretanto, apesar de não haver mais condenação por causa dos nossos pecados, ainda há um justo Juiz que nos julga de Seu trono celestial. Cada pecado que cometemos tem o seu pagamento. Deus perdoa o pecador, porque entende a nossa sujeição ao pecado, por causa de nossa natureza pecaminosa. Mas jamais passa pano pra ele. Jamais compactua com ele. Jamais o deixa impune. Pecado é pecado. Não podemos esquecer de forma alguma que foi por causa do nosso pecado que Cristo morreu. Não foram pelos dEle, pois nunca pecou. Foram pelos meus e pelos seus. E se nos esquecermos disso e pecarmos deliberadamente, seria como se fôssemos nós a pregar Jesus na cruz…
Sim, não há mais condenação para quem está em Cristo Jesus. Mas isso não dá legalidade para pecarmos. Essa informação deve gerar em nós gratidão e temor, para que vigiemos afim de que não pequemos contra o nosso Salvador.
Jesus morreu pra te salvar, pra te limpar, portanto, não volte pra lama pra se sujar. Corra do pecado. O fato de não haver mais condenação pra quem está em Jesus jamais criará legalidade para o pecado. Quem está em Jesus deveria saber disso. E quem sabe, deve ser lembrado todos os dias.
Se você está em Jesus, fuja do pecado, ande no Espírito e pratique a Palavra; amém?